segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O que acontece depois do primeiro passo?


Sobre alimentação saudável, atividades físicas e um pouco mais...

Não sei muito bem com quem estou falando neste momento, pois como deve ter dado para perceber pelo conteúdo do blog, não sou muito boa em manter uma rotina. Pouco mais de um ano depois de reativar esse blog - há muito tempo jogado às traças - larguei de lado outra vez.
Também não venho prometer uma grande frequência de postagens, mas vou tentar.


O que ocorre é que eu tenho uma dificuldade imensa em dar continuidade às coisas que começo, principalmente quando a única interessada/envolvida no assunto sou eu mesma. Se não tiver alguém pra me cobrar o resultado e vou deixando de lado até esquecer, por isso resolvi trazer meu novo desafio pessoal pra cá e compartilhar o diário da minha reeducação alimentar.

Já alerto que essa postagem ficou meio gigante, porque tem quase uma semana de dicas aqui. Mas assim que eu conseguir manter uma frequência, faço postagens diárias menores.

Antes de qualquer coisa, quero avisar que não sou nutricionista, nem educadora física, nem nada. Sou apenas uma pessoa acima do peso que resolveu tomar uma atitude, começar a se alimentar direito e mexer o corpitcho para uma vida mais saudável.

Reeducação alimentar não é dieta e não promove emagrecimento rápido. Me desculpe te frustrar, mas precisava te contar que não tem fórmula mágica nos próximos parágrafos. A reeducação alimentar te permite comer de tudo, mas de uma forma correta, sem ter que recorrer a remédios para emagrecer.

Mais um ponto importante: eu estou um pouco acima do peso, com os exames todos em dia, fazendo acompanhamento médico regularmente, tudo certinho. Meu último exame de sangue apontou uma taxa um pouco alta no colesterol, o que o médico me aconselhou a corrigir com alimentação equilibrada. Estou explicando isso porque é muito importante que nenhuma mudança na alimentação ou hábitos seja feita por conta própria, sem o conhecimento do seu médico e sem ter certeza de que não vai atrapalhar a sua saúde. Como disse antes, meu objetivo aqui - além de tentar eliminar uma barriguinha atrevida - é garantir minha saúde.


Esclarecimentos feitos, vamos lá...

O alerta surgiu quando precisei colocar biquíni para ir a um clube, no final de outubro. Eu sempre fui beeem magrinha. Para ter uma ideia, aos 22 anos eu pesava 43kg. Porém, o tempo passou, e cheguei aos 34 pesando quase 64kg, com 1,62m de altura. Pouco mais de um ano atrás meu peso não chegava a 60kg, o que já era para ter me alertado há bastante tempo, né? Até que eu fui colocar o biquíni para ir ao clube e ele ficou apertado. Coloquei outro (vai que aquele encolheu na lavagem, né?) e apertado mais uma vez. Fui com o biquíni apertado mesmo e voltei quase sem conseguir andar direito, porque o elástico machucou de verdade. 
Seria cômico, se não fosse trágico.

Ainda fiquei mais de uma semana pensando e tentando entender o que estava acontecendo (leia-se "em choque"), até que decidi dar o primeiro passo. Pesquisei milhões de coisas e acabei decidindo que ia buscar alternativas saudáveis para substituir tudo o que eu já comia durante o dia.


Minha situação atual é a seguinte:

1. Eu deveria pesar cerca de 56kg, mas como já tive esse peso acredito que uns 58kg seja uma boa meta;
2. Tenho Tireoidite de Hashimoto, que é uma doença autoimune, onde os próprios anticorpos atacam as células da tireóide e, em consequência disso, tenho Hipotireoidismo.Tomando a medicação direitinho, como tenho feito há mais de 8 anos, é uma doença com a qual dá para conviver, mas o sintoma que eu mais temia era exatamente o ganho de peso, e ele chegou. Se quiser saber mais, Dr. Drauzio Varella explica aqui.
3. Sou TO-TAL-MEN-TE sedentária. Até fui praticante de corrida um tempo atrás, mas um problema nos joelhos me fez parar de correr, o que na verdade é pura preguiça mesmo porque era só eu ter feito a fisioterapia e tomado a medicação prescrita pelo ortopedista, mas esse é assunto pra outro post.


E então, comecei assim:

*** Eu não me pesei antes de começar, até porque foi bem no estilo "é agora ou nunca", mas na minha última pesagem dois meses antes, me lembro do pavor que senti ao ver a balança marcar 63,8kg.***

Todas as receitas das comidas que vou citar aqui, bem como os vídeos de exercícios, coloco lá no fim do post.

1º dia - fiz uma sopa detox delícia: Era uma quarta-feira a noite, e fiz uma receita que dava para 4 porções.
Eu não me lembro muito bem onde vi essa receita, mas ela dizia que se a sopa for consumida durante dois dias, apenas no jantar, você pode emagrecer 1kg. Se consumida durante dois dias, no almoço e no jantar, pode ajudar a perder 2kg.
A receita eu coloco lá no final, mas lembra que eu falei que é importante fazer tudo direitinho e que não adianta perder peso rápido? Então, nada de ficar multiplicando aí na sua cabeça e resolver tomar sopa a semana inteira pra agilizar o processo.
Porque eu mereço um puxão de orelhas? como estava muito acostumada a comer besteiras, antes de tomar essa sopa eu comi um pacote de salgadinho que comprei no supermercado quando fui comprar os ingredientes.

2º dia: tomei um suco verde no café de manhã, com uma tapioca recheada com requeijão e uma fatia de queijo branco.
Cheguei no trabalho às 8h30 e tomei meia xícara de café. Ah, ponto pra mim! Já tomo café sem adoçar há quase dois anos.

No almoço, salada de alface, tomate e ovo cozido, e a sopa que eu tinha feito no dia anterior.
De sobremesa, duas fatias de abacaxi geladinhas.
Por volta das 16h, uma banana.

Mais no finalzinho do dia, por volta das 18h, me deu uma fominha de novo. Eu acho que é normal, porque é tudo muito novo ainda. Então comi uma ameixa e fui pra casa.
Jantei a sopa e um tabule de Quinua.

Porque eu mereço um puxão de orelhas? meu noivo e eu gostamos de tomar uma cerveja no final do dia. Fazemos isso pelo menos às quintas e sextas, umas duas ou três latinhas pra cada. E nesse dia não foi diferente. O problema é que junto com a cerveja devoramos meio pacote de amendoim temperado. Ou seja, me sabotei mais uma vez. :(

3º dia - sexta-feira: aqui eu acordei jurando que faria uma série de exercícios de um personal que eu vi no youtube. IMPORTANTE: eu pesquisei uma infinidade de exercícios e escolhi um semelhante ao que eu já tinha feito anteriormente, com orientação de personal de de fisioterapeuta.
Pois bem, levantei da cama, estendi o tapetinho e E.V.A. no chão, alonguei e aqueci.
Sei lá por qual motivo eu resolvi começar fazendo a prancha que ele ensina no vídeo. Consegui fica na posição por incríveis 5 segundos. Caí e dormi de novo, ali no tapetinho, por quase meia hora. Acordei assustada com a hora e fui tomar banho e me arrumar para o trabalho.
Suco verde no café da manhã, com uma tapioca recheada com requeijão e uma fatia de queijo branco e um punhado de goji berry.
No lanche de manhã, por volta das 11h, duas bolachas de água e sal e uma ameixa.

No almoço, a sopa (4ª porção) e o tabule de Quinua.
Lanche da tarde: banana picada com aveia.
Jantar: homus com pão sírio.

4º dia - sábado: final de semana é sempre complicado. Acordei, tomei um café puro e uma fatia de pão de milho. Esse hábito do pão precisa sair de mim.Fui à feira e comprei frutas, legumes, coisas saudáveis para a semana.
Passei com o noivo na casa da sogra e estava rolando uma mega preparação de um almoço com panquecas. :S

Almocei uma panqueca de carne moída e 1/2 de queijo e presunto que roubei do prato da cunhada + uma colher de arroz e um pouquinho de feijão.
Por volta das 17h, comi pipoca. Pode me julgar. Mas segundo estudos recentes, a pipoca preparada na panela, com pouco óleo e sal, até faz bem para a saúde mas, enfim, vou admitir que errei aqui.
Jantar na casa de amigos, para comemorar um aniversário: levei homus e kibe assado, mas também comi a pizza que tinha lá. E bebi cerveja.


5º dia - domingo: café sem açúcar + duas fatias de pão de milho com queijo branco mo café da manhã.
Almoço de domingo nunca dá para ser light, mas eu poderia ter me esforçado mais, já que tinha abusado e muito no sábado. Fiz canelone de abobrinha, porque tinha visto uma receita e estava doida para experimentar.
Dei uma bela cochilada depois do almoço.
Tomei um copo de suco de chia, por volta das 16h.
Lá pelas 20h, comi uns pedaços de pão sírio com homus que ainda tinha.
Estava tudo bem, até que o noivo lembrou que tinha comprado pão australiano e geleia de pimenta, que eu amo.
Comi 4 fatias pequenas do pão com geleia e uma taça de vinho.

Pelo domingo, eu merecia puxões em 20 orelhas, se eu tivesse.
Maaaaas, consegui fazer toda a série de exercícios logo que acordei. Ponto pra mim!
Comecei com esse alongamento.

Depois fiz esse treino de queima de gordura para pessoas sedentárias.
E encerrei com essa técnica de um médico japonês muito louco.
A noite, antes de dormir, repeti a técnica de 5 minutos do japa.


Hoje é segunda-feira, 6º dia da minha nova vida.
Não fiz os treinos hoje de manhã porque estava com o corpo um pouco dolorido. Acho que, por ser muito sedentária, é normal e é melhor ir aos poucos.
Eu sei que fiz muita coisa errada nos primeiros 5 dias, mas foi justamente por isso que eu resolvi resgatar o blog e começar esse diário.
Vou continuar pesquisando, cuidando da alimentação, e contando as descobertas aqui. 
No final, pode sair algum resultado bem bacana.

Meu peso, hoje de manhã: 63,1kg.
E contando...

Ah, as receitas!


Sopa Detox de Inhame:

Ingredientes:
2 inhames descascados
1 cenoura
1 tomate
1 abobrinha
1 xícara de couve picada
1 pedaço pequeno de gengibre (mais ou menos do tamanho de uma azeitona)

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes picados numa panela de pressão e cubra com água até o nível de dois dedos acima.
Depois que pegar pressão, cozinhe por 20 minutos.
Espere sair a pressão, abra a panela e deixe esfriar um pouco para bater no liquidificador sem trincar o copo.
Refogue alho e cebola e pouquinho azeite e acrescente a sopa batida no liquidificador. Experimente e ajuste o sal.

A cenoura deixa a sopa um pouco adocicada. Como eu gosto de pimenta, e ela tem efeito termogênico, coloquei uma quantidade que deu uma balanceada nesse sabor adocicado.


Suco Detox:

Ingredientes:
Suco de duas laranjas
Suco de um limão
Uma maçã picada
Um pedaço de gengibre pequeno, ralado
Um punhado de couve
Uma colher de farinha de linhaça
200ml de água

Modo de preparo:
Bata tudo no liquidificador, coe, e beba.
Se referir, coloque duas pedras de gelo.



Tabule de Quinua:

Ingredientes:
1 xícara de chá de Quinua em grãos
Pepino japonês
1 tomate comum ou 8 tomates uva
1/2 xícara de folhas de hortelã
2 colheres de azeite
1 limão
Sal a gosto. Eu uso o Sal do Himalaia

Modo de preparo:
Coloque uma xícara de Quinua de molho por 4 horas.
Escorra a água e coloque em uma panela cobrindo com uma nova água até o nível de um dedo acima da quantidade de Quinua.
Deixe cozinhar como arroz, até secar a água, tomando cuidado para não queimar.
Espere esfriar.
Junte meio pepino japonês, tomate (se for o tomate comum, tirar a semente) e hortelã, tudo bem picadinho.
Tempere com o limão espremido, o azeite e um pouquinho de sal.
Misture bem.

Nenhum comentário: